MulherArte
Exposição "MulherArte", de Ny Machado e Silvana Violante, na Galeria Vieira Portuense (Largo dos Lóios, 49/50, Porto), de 8 de Setembro a 10 de Outubro. Inauguração: 8 de Setembro - 16horas
A exposição de pintura “MulherArte” pretende colocar a Mulher no centro das atenções valorizando todos os seus aspectos e facetas.
Já Ny Machado, no seu estilo figurativo de inspiração cubista, apresenta nesta colecção de óleos, de cores fortes e contrastantes, o ciclo da vida, protagonizado por uma “Mulher de Vermelho”, que vive intensamente, com força e determinação, lutando contra obstáculos e aproveitando, com a mesma paixão, os bons momentos da vida.
quinta-feira, 15 de março de 2018
PONTES LUSO-GALAICAS
Currículo Silvana Violante
A sua inspiração artística deve-se à influência do avô e do pai Violante Gaspare, Mestre de Arte da Academia Internacional de Roma, dos quais recebeu os primeiros ensinamentos de desenho e pintura.
O seu diálogo com a tela tem-se dirigido ao retrato e ao figurativo: mulheres e felinos. Em uma paletas de cor terrosas, ás suas obras fogem para o realismo-impressionismo, destacando-se pela expressividade das pinceladas, texturizando as suas emoções mais vivas. Suas obras são cheia de luz e de uma sensibilidade que faz mesmo parte da sua alma. A pintura é por ela uma linguagem que lhe permite exprimir emoções e carinhos escritos ou a escrever no livro da memória, pois a artista afirma: Pintar é como navegar nas páginas de um livro imaginário
Distinções
Em Alfena 2011, com a Menção Honrosa Grau Ouro
Em Vila do Conde 2012, com o Prémio Internacional da Galeria Cais Art’s
Em Estoril 2012, com o Prémio da Medalha de Ouro Internacional
Na Federação Brasileira dos Académicos das Ciências, Letras e Artes em 2013, com o título de Pincel de Ouro.
Em Pontevedra-Espanha 2013, com a Menção Honrosa da Accademia Internazionale Santarita.
Em La Corunha -Espanha 2014, com a Medalha de Bronze
Exposições distintivas
PORTUGAL
Galeria da União de Freguesia de Guimarães, Museu de Marinha-Lisboa, Galeria Vieira Portuense Porto, Casa Museu Abel Salazar- Porto, Museu do Traje de São Brás de Alportel, Biblioteca Municipal de Felgueiras, Universidade Fernando Pessoa, La Galleria Italiana-Ascip-Consulado Italiano do Porto, Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, Bienal Internacional Mulheres d´Artes-Espinho, Galeria Mutualidade-Coimbra, Paços do Concelho-Vila Nova de Gaia, Teatro Club de Povoa de Lanhoso, Fundação de Águeda, Salão das Artes de Vidigueira, Casa Museu do Pão de Ló da Margarida-Felgueiras, PortoArtGallery, Museu Martins Sarmento-Guimarães, Museu Abade de Baçal de Bragança, Município de Guimarães, Galeria D. Pedro-Porto, Galeria Vieira Portuense-Porto.
ESTRANGEIRO
Roma- Itália; Bruxelas – Bélgica- Palácio dos Eventos de Isabel Pratt; Bienal Arte Contemporânea 2013 Brescia-Itália; Gallery Gunma-Ken- Ota-Shi- Japão; Mostra Internacional de Pontevedra-Espanha.
Currículo Ny Machado
O seu estilo é marcadamente figurativo, algo abstracto, e perpassa um certo fascínio pelo Cubismo.
O ser humano é o centro da sua atenção, daí o carácter temático e interventivo das suas telas, onde procura reflectir sobre as injustiças sociais, os direitos humanos e incentivar à luta pela liberdade.
Desde 2002 realiza uma média de seis exposições por ano, destacando-se, a nível individual, as seguintes: “Femininas Reflexões”, Paço dos Duques de Bragança (Guimarães); “Abril”, Sociedade Martins Sarmento (Guimarães); “Retrato de Mulher”, Museu Municipal de Espinho; “Linhas Íntimas” (Vizela) e Casa da Cultura Museu Soledade Malvar (Famalicão).
Expõe, ainda, colectivamente, desde 2003, a saber: Galeria da Ordem dos Médicos (Porto); Museu Municipal da Corunha (Espanha); Fundação Dionísio Pinheiro (Águeda); Fundação Eng.º António Almeida (Porto) -“Raros, Raríssimos”; “Pontes Luso-Galaicas” (Chaves); III Bienal Internacional “Mulheres de Artes” (Espinho); IX Bienal Salão das Artes (Vidigueira)…
Está representada em várias coleções públicas e privadas.