MulherArte


Exposição "MulherArte", de Ny Machado e Silvana Violante, na Galeria Vieira Portuense (Largo dos Lóios, 49/50, Porto), de 8 de Setembro a 10 de Outubro. Inauguração: 8 de Setembro - 16horas


A exposição de pintura “MulherArte” pretende colocar a Mulher no centro das atenções valorizando todos os seus aspectos e facetas.

Silvana Violante exalta toda a sua beleza e feminilidade,num retrato realista, carregado de sensualidade, mas também de candura, fragilidade e até de inocência, num ambiente quase sempre intimista, realçado pelos traços de inspiração impressionista numa paleta de cores terrosas.

Já Ny Machado, no seu estilo figurativo de inspiração cubista, apresenta nesta colecção de óleos, de cores fortes e contrastantes, o ciclo da vida, protagonizado por uma “Mulher de Vermelho”, que vive intensamente, com força e determinação, lutando contra obstáculos e aproveitando, com a mesma paixão, os bons momentos da vida.

quinta-feira, 15 de março de 2018


PONTES LUSO-GALAICAS

PONTES LUSO-GALAICAS 4 - Chaves
http://ponteslusogalaicasiv.blogspot.pt/
 AUTOR: NY MACHADO
“Guantanamo”/ 2014/ Óleo s/tela/ 120x80cm

AUTOR: SILVANA VIOLANTE
“E se anch´io volassi con te?”/2012/ Óleo s/tela/ 140x80cm


PONTES LUSO-GALAICAS 3 - Chaves
http://pontesluso-galaicas3.blogspot.pt/

 NY MACHADO com a sua obra "Tráfego de Corpos", Óleo s/Tela, 120x80cm
SILVANA VIOLANTE com a sua obra “Ballerina”, Óleo s/tela, 110x80cm


PONTES LUSO-GALAICAS 2 - Porto
http://2encontrolusogalaico.blogspot.pt/

AUTOR: NY MACHADO "
Bailarico"/ Óleo s/ tela/ 100x70 cm

AUTOR: SILVANA VIOLANTE
“Alma Felina”/ Óleo sobre tela/ 100x80cmx4cm/2011


Currículo Silvana Violante

Nasceu em Vittoria, Itália em 1961.
A sua inspiração artística deve-se à influência do avô e do pai Violante Gaspare, Mestre de Arte da Academia Internacional de Roma, dos quais recebeu os primeiros ensinamentos de desenho e pintura.
O seu diálogo com a tela tem-se dirigido ao retrato e ao figurativo: mulheres e felinos. Em uma paletas de cor terrosas, ás suas obras fogem para o realismo-impressionismo, destacando-se pela expressividade das pinceladas, texturizando as suas emoções mais vivas. Suas obras são cheia de luz e de uma sensibilidade que faz mesmo parte da sua alma. A pintura é por ela uma linguagem que lhe permite exprimir emoções e carinhos escritos ou a escrever no livro da memória, pois a artista afirma: Pintar é como navegar nas páginas de um livro imaginário

Distinções
Em Alfena 2011, com a Menção Honrosa Grau Ouro
Em Vila do Conde 2012, com o Prémio Internacional da Galeria Cais Art’s
Em Estoril 2012, com  o Prémio da Medalha de Ouro Internacional
Na Federação Brasileira dos Académicos das Ciências, Letras e Artes em 2013, com o título de Pincel de Ouro.
Em Pontevedra-Espanha 2013, com a Menção Honrosa da Accademia Internazionale Santarita.
Em La Corunha -Espanha 2014, com a Medalha de Bronze 

Exposições distintivas
PORTUGAL
Galeria da União de Freguesia de Guimarães, Museu de Marinha-Lisboa, Galeria Vieira Portuense Porto, Casa Museu Abel Salazar- Porto, Museu do Traje de São Brás de Alportel, Biblioteca Municipal de Felgueiras, Universidade Fernando Pessoa, La Galleria Italiana-Ascip-Consulado Italiano do Porto, Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, Bienal Internacional Mulheres d´Artes-Espinho, Galeria Mutualidade-Coimbra, Paços do Concelho-Vila Nova de Gaia, Teatro Club de Povoa de Lanhoso, Fundação de Águeda, Salão das Artes de Vidigueira, Casa Museu do Pão de Ló da Margarida-Felgueiras, PortoArtGallery, Museu Martins Sarmento-Guimarães, Museu Abade de Baçal de Bragança, Município de Guimarães, Galeria D. Pedro-Porto, Galeria Vieira Portuense-Porto.

ESTRANGEIRO
Roma- Itália; Bruxelas – Bélgica- Palácio dos Eventos de Isabel Pratt; Bienal Arte Contemporânea 2013 Brescia-Itália; Gallery Gunma-Ken- Ota-Shi- Japão; Mostra Internacional de Pontevedra-Espanha.

Currículo Ny Machado

Ny Machado é natural de Guimarães e professora aposentada do ensino secundário.
O seu estilo é marcadamente figurativo, algo abstracto, e perpassa um certo fascínio pelo Cubismo.
O ser humano é o centro da sua atenção, daí o carácter temático e interventivo das suas telas, onde procura reflectir sobre as injustiças sociais, os direitos humanos e incentivar à luta pela liberdade.
Desde 2002 realiza uma média de seis exposições por ano, destacando-se, a nível individual, as seguintes: “Femininas Reflexões”, Paço dos Duques de Bragança (Guimarães); “Abril”, Sociedade Martins Sarmento (Guimarães); “Retrato de Mulher”, Museu Municipal de Espinho; “Linhas Íntimas” (Vizela) e Casa da Cultura Museu Soledade Malvar (Famalicão). 
Expõe, ainda, colectivamente, desde 2003, a saber: Galeria da Ordem dos Médicos (Porto); Museu Municipal da Corunha (Espanha); Fundação Dionísio Pinheiro (Águeda); Fundação Eng.º António Almeida (Porto) -“Raros, Raríssimos”; “Pontes Luso-Galaicas” (Chaves); III Bienal Internacional “Mulheres de Artes” (Espinho); IX Bienal Salão das Artes (Vidigueira)…
Está representada em várias coleções públicas e privadas.

"MulherArte" - fotos inauguração